sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Hemoglobina é ou não Sangue


Mais um ano e como sempre a Sociedade, no inicio do ano, coloca uma parte no Ministério do Reino (Jornal interno) para o crentes analisarem a questão do sangue.
Então vamos analisar. O que a Sociedade diz sobre as fracções. Vejamos, no livro “Mantenha-se no Amor de Deus”, no apêndice, sobre o tema: “ Fracções de sangue e procedimentos cirúrgicos”, Ela diz: “Fracções de sangue. São derivadas dos quatro componentes primários do sangue —  glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma. Por exemplo, os glóbulos vermelhos contêm uma proteína chamada hemoglobina. Produtos que contêm hemoglobina humana ou animal são usados para tratar pacientes com anemia aguda ou com grande perda de sangue.
Será que os cristãos devem aceitar terapias que utilizam fracções sanguíneas? A Bíblia não dá detalhes específicos, … … Alguns decidem recusar todas as fracções, … Outros, embora recusem transfusões de sangue total ou de seus componentes primários, talvez aceitem tratamentos que utilizam fracções de sangue. Talvez raciocinem que em determinado ponto as fracções que são extraídas do sangue deixam de representar a vida da pessoa ou do animal do qual o sangue foi tirado.”
Bem, este é o ponto de vista que a Sociedade tenta induzir seus crentes a aceitar e a praticar.
Mas vejamos este assunto à luz da ciência e da verdade, ou seja, como realmente ele é.



Ver uma Testemunha de Jeová (doravante TJ) agora defender a nova luz de 2002, onde hemoglobina agora é liberada por Jeová, é vergonhoso, mas uma TJ não sabe nem de longe o quanto.

 O uso de hemoglobina é apenas uma aposta da Sociedade que se antecipou a seu possível uso clínico nos carregadores de oxigénio que se testa desde bem antes de 2000. De fato não sei se algum conseguiu a liberação para uso. Caso tenha, não se encontra por aí.

Mas o que é hemoglobina? É muito "engraçado"  ver a Sociedade fazer as TJ de idiotas ao se tentar desvincular a hemoglobina do sangue.
Qualquer TJ que não seja uma ameba que por azar estava na piscina de baptismo, poderia abrir a Google e pesquisar do que se trata a hemoglobina.
Mas, basta dizer que nenhuma estrutura do sangue é tão importante ao sangue para sua função e características como o complexo hemoglobina.

A hemoglobina é o que dá ao sangue a sua cor vermelha, é ela que faz sua principal e mais conhecida função de trocas gasosas. Ela é tão importante no sangue que a hemácea perde seu núcleo ao maturar apenas para dar espaço a principal estrutura da célula vermelha a hemoglobina.



Se hemoglobina não é sangue, eu pergunto:
Sangue é sangue sem hemoglobina?

Ora para Sociedade seria coerente defender essa ideia. Um sangue sem hemoglobina... Seria cor de urina, e não faria trocas gasosas. Que show a "luz" recebida pelas TJs.

Outro ponto é que os carregadores de oxigénio também chamado fantasiosamente de "sangue artificial", tem como componente principal o mesmo do sangue a hemoglobina.

OK ela pode, mas vem de onde?
Alguma planta talvez?


Não, só pode vir de alguma fonte de hemoglobina, ou seja sangue animal ou humano.
Dããã, dá uma volta e dá na mesma.

Sim, para se ter hemoglobina temos de arrancar ela das hemaceas e descartar o que sobra dela, a casca por assim dizer, pois a hemácea sem a hemoglobina não é nada. Sua parede celular é basicamente para protecção da hemoglobina e factores imunológicos.
Então a sonho do uso da hemoglobina TJ se baseia num disparate sobre o sentido de hemoglobina e no uso de muito sangue industrializado.


A bíblia fala em termos de sangue, quando a Sociedade arbitrariamente inventa de tempos em tempos o que é ou não sangue do sangue, significa que de facto a Torre de Vigia nunca soube responder de forma simples o que é sangue.
Na verdade tanto a Torre de Vigia como qualquer TJ se engasga com a simples pergunta: O que é sangue?

Não vale a pena alongar com argumentos desprovidos de coerência quando uma TJ diz que certo componente não pode ser considerado sangue, pois ela não sabe o que é sangue nem qual é o critério usado (e sempre alterado com o tempo) para se definir o que pode ou não ser considerado sangue em termos bíblicos. Membros espertos da Comissão Hospitalar nem tentam entrar neste mérito.


Certamente o Apostolo Paulo, não pensava em termos de hemoglobulinas, hemaceas, hemoglobinas, plaquetas, albuminas, factores de coagulação, agua...
Porque será que tantos componentes do sangue têm em seu nome o termo "hemo"?

De qualquer forma, alem do fato da Organização (ou Sociedade é =) não saber o que é sangue, fica claro que a opinião de Jeová muda também muito sobre o que é sangue e o que envolve sangue. Vacinas já foram por muito tempo uma infracção à lei do sangue, assim como os transplantes. O que houve com o canal de orientação perfeitamente usado por Jeová? Bem... Depois tem os componentes, dos quais eram todos proibidos com essa interpretação de 1945, e muito lentamente foram aos poucos sendo permitidos com algumas idas e vindas chegando ao momento de hoje com até mesmo a liberação praticamente inútil da hemoglobina, deixando para trás um rastro sangrento de dor, sequelados (expressão brasileira, quer dizer marcados para toda a vida) e mortos por declarações vazias de doutrinas com prazo de validade rápido.

A incoerência na questão do sangue é muito clara para os cabeças da Organização e membros mais esclarecidos da Comissão Hospitalar, mas para a restante da seita não interessa respostas coerentes e sim manter a fé bem cega a qualquer custo.


Mas afinal o que era sangue para Noé, Moisés, e o Apostolo Paulo? Seria o conjunto dos componentes?
Pode ser, se eles soubessem que tinha componentes... Mas se fosse isso, de onde se concluiu que factores de coagulação não viola a lei do sangue?
De onde se imagina isso quando liberaram as imunoglobulinas, ou a albumina, ou a hemoglobina?
Quem disse isso? O Apostolo Paulo, Moisés, Noé ou o próprio Jeová? E para quem disse, além de como disse?
TJ pensa essas coisas? Não! Nem deixam, nem pode.


Eu sei porque desvincularam. É pela força da realidade e exposição pública do ridículo, por isso estão sempre a mudar.
Bem a Sociedade tem uma explicação num antigo ministério do Reino, onde ela fala que isso se dá porque agora se sabe que alguns componentes se passam naturalmente de mãe para filho e portanto é criação de Jeová. O problema que quando ela escreveu isso, já era sabido há décadas que esses componentes atravessavam a placenta e pior a Sociedade quando escreveu isso não sabia que se descobriria que todos componentes atravessam a placenta (lolololololol).
Ela usou o argumento que se voltaria contra ela mesma. Precedente que hoje denuncia ela como incoerente.
Mas pode se resumir o argumento da Organização com a forma simplificada que coloque acima "Eu sei porque liberaram. É pela força da realidade e exposição pública do ridículo, por isso estão sempre a mudar."

Mas logo uma nova geração de TJs, substitui a velha com toda mentira inculcada pelos anos de serviço leal a homens, e uma nova leva de TJs com novas mentiras, estrebucha certezas que também lhes dobrará as línguas em pouco tempo. Assim se dá desde a geração de 1874.

Enfim…

ESCREVI ESTE ARTIGO COM A AJUDA DO MEU AMIGO REGINALDO.